Carregando...
(11) 5041-0652

Espaço Gac


GAC | GRUPO DE APOIO AOS COELHOS

Olá pessoal !!!

É com muito prazer e alegria que abrimos este pequeno espaço em nosso site para um grupo mais que merecedor da nossa ajuda e apoio profissional. O GAC!

A Exotic Pets acompanha o GAC desde os primórdios, e sem dúvidas, apoiará sempre que precisarem de nós; os colaboradores, e mais ainda, os orelhudos.

Vemos desde o início a formação, o desenvolvimento, o crescimento e o sucesso do trabalho realizado por diversas pessoas unidas, com uma só missão: SALVAR COELHOS.

Conhecendo o trabalho do GAC e de todos que fazem parte deste belíssimo trabalho, nós da Exotic Pets tentamos ajudar da melhor maneira possível.

Deixamos claro nossa admiração ao projeto e a todos que fazem com que ele caminhe cada vez mais forte e consolidado em nossa sociedade.

Parabéns !!!
 



FUNDAÇÃO
O GAC surgiu em 2016 a partir de um grupo de amigos que tinham um amor em comum: coelhos.

POR QUE COELHOS?
Classificados como pets, animais de abate e até cobaias, coelhos são os animais de companhia mais vulneráveis na sociedade atual. Além disso, quando o assunto é abandono e adoção, as ONGs dedicadas à proteção de animais domésticos raramente aceitam casos de coelhos, atendendo apenas cães e gatos

ABANDONO
O abandono de coelhos parece ter um roteiro pronto: na esperança de ter um pet fofo e menos trabalhoso que um cão ou gato, uma família adquire um coelho em uma loja especializada.
Frequentemente mal orientada na própria loja, a família adquire uma gaiola (inapropriado para o tamanho e atividade dos coelhos) e todos os apetrechos recomendados. Ao chegar em casa, já notam que o animalzinho pode dar o mesmo ou até mais trabalho que um pet convencional, e em poucos meses o orelhudo é descartado.
A situação de abandono de coelhos é mais comum do que se imagina, apesar de não os vermos pulando por aí na cidade, a negligência acaba aparecendo em bosques, terrenos baldios, praças etc. Já que os coelhos são presas naturais de muitos animais, eles acabam se refugiando em locais mais reservados e distante dos olhos dos humanos.

O TRABALHO DO GAC
Desde 2016 o GAC tem colocado luz nesses casos que parecem estar camuflados na sociedade, resgatando, cuidando e promovendo adoção responsável de coelhos principalmente na Grande São Paulo e Campinas.
Nestes 3 anos de ação, inúmeros resgates foram realizados: em escolas, empresas, fábricas, terrenos baldios, casas de tutores desesperados e até acumuladores de animais.
Alguns dos resgates chegam a ter 30 coelhos recolhidos. Além disso, semanas após os resgates, costumam vir as ninhadas, uma vez que a maioria das fêmeas chegam gestantes aos nossos lares temporários. Com tanta fertilidade desses bichinhos, um resgate de 5 facilmente transforma-se em 10 coelhos necessitando de cuidados mais que especiais!

LAR TEMPORÁRIO - LT
A sede própria é um sonho a longo prazo do GAC. Enquanto essa conquista não chega, para dar suporte a todos os coelhos resgatados, o Grupo conta com uma rede de voluntários que doam parte do seu tempo e espaço para hospedar os orelhudos até que estes encontrem um lar definitivo. O Lar Temporário de Campinas é o maior de todos: tem capacidade para hospedar 12 coelhos simultaneamente. As proprietárias desse LT, Fernanda e Karina, ainda dividem o espaço com outros 7 orelhudos, moradores fixos da casa.
Além de Campinas, existem outros 4 LTs menores na grande São Paulo, cada um abriga até 3 coelhos.
Sendo assim, a capacidade máxima do GAC gira em torno de 25 coelhos simultâneos. Isso ainda é pouco para o número de casos que recebem todos os meses. Por isso a necessidade de conscientização sobre saúde dos coelhos e adoção responsável.

CONSCIENTIZAÇÃO
Um dos trabalhos mais importantes dos GAC é a conscientização de adoção e posse responsável dos animais. Para evitar novos casos de abandono e reprodução descontrolada da população de coelhos, o grupo mantém um trabalho intenso nas redes sociais para conscientizar seus seguidores sobre a complexidade e responsabilidade de possuir um coelho em casa:
importância da castração, escovação diária dos pêlos, alimentação correta, espaços adequados, linguagem dos coelhos, etc.

CASTRAÇÃO
Temática frequente nos posts, a castração é o que mais gera dúvidas e comentários nas redes sociais.
Muitos tutores desconhecem a importância desse procedimento em coelhos. Mas o GAC está lá para ajudar sempre.
Ao atingir a maturidade sexual, os coelhos frequentemente desenvolvem comportamentos indesejados e agressivos, como roer móveis, urinar em jato e ataques a humanos e também outros coelhos. Este é o período em que mais ocorrem os abandonos, e a castração pode reduzir todos esses sinais, além de garantir uma vida mais feliz e saudável aos coelhos.

CASOS GRAVES
Além de conscientizar, resgatar e promover a adoção responsável, o GAC se responsabiliza pelos cuidados veterinários dos coelhos sob sua tutela, e frequentemente surgem casos graves que exigem cirurgias e longos tratamentos. Como esses orelhudos ficam um certo tempo sob nossa tutela, acabam tornando-se queridos pelos seguidores e frequentemente tornam-se temas de campanha de arrecadação para sustentar seus tratamentos.

FINANÇAS
Com todos os integrantes trabalhando de forma voluntária, o GAC sobrevive de doações de terceiros, pessoas que se sensibilizam com a causa e ajudam a financiar os tratamentos, alimentação e operação do grupo. A maior parte das doações são de campanhas de apadrinhamento, seguidas por doações individuais. Para cobrir todos os gastos, o GAC ainda conta com outras estratégias de arrecadação como rifas, bingos e venda de produtos (camisetas, canecas, calendários, etc.)
Os cuidados veterinários representam de longe a maior fatia das despesas do GAC: cerca de 60% do dinheiro arrecadado vai para tratamentos, cirurgias, medicamentos e cuidados em geral. O GAC conta com parcerias com algumas clínicas de animais exóticos renomadas para garantir a saúde dos orelhudos sob sua tutela.

FUTURO
Sonhando em construir um santuário que sirva de lar temporário para coelhos em alguns anos, para este ano de 2019, o GAC pretende atingir o status de 1ª ONG focada exclusivamente em coelhos do Brasil. Os trâmites burocráticos já estão em andamento, e estamos trabalhando para que tudo se resolva da melhor maneira. Como outros objetivos a médio prazo, parcerias com empresas que tenham força para ajudar na conscientização de posse responsável estão no radar, bem como trabalho de conscientização em escolas e outros estabelecimentos.
Com tantos sonhos do grupo, o maior deles é que o trabalho de resgate não precise mais existir, e que todo coelho tenha qualidade de vida e bem-estar, eliminando a situação de abandono e negligência que o GAC testemunha frequentemente.

Siga o GAC nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/GrupodeApoioaosCoelhos/
Instagram: https://instagram.com/gacgrupo




Material completo


Topo